Voltar
Notícias
#soluções no combate a incêndio
#incêndio
#prevenção de incêndio
#hotel
#pousada
#plano de combate a incêndio
#ppci
#avcb
#sprinklers
#treinamento de equipes
#hóspedes
#hospedagem segura
#hospedagem
#corpo de bombeiros
#inspeção de equipamentos
#manutenção de equipamentos

Saiba como prevenir hotéis e pousadas contra incêndios

Já falamos muito sobre a prevenção contra incêndios em indústrias, comércios ou condomínios. Agora abordaremos um espaço que possui grande circulação de pessoas e por isso merece atenção quanto aos itens de prevenção de incêndio: os hotéis e pousadas.


Quando uma pessoa contrata um serviço de hospedagem, ela não adquire apenas uma acomodação, mas também a confiança e a responsabilidade de sua proteção enquanto sua estadia. É necessário que este local esteja seguro para seus ocupantes, preservando vidas, bens e patrimônio. E isso não apenas para os hóspedes, mas também para os colaboradores e profissionais que por ali transitarem.


Dito isso, acompanhe o texto abaixo, aonde apresentaremos alguns dos itens que vão auxiliar na prevenção de incêndios para hotéis, pousadas ou resorts.


A prevenção aplicada a hotéis

Hotéis estão sujeitos a incêndios da mesma forma que comércios, shoppings ou condomínios, mas existem fatores bem específicos que afetam a segurança de quem transita por ali, são eles:

  • O desconhecimento das instalações e dos espaços por parte dos ocupantes;
  • Seja em férias ou a trabalho, os hóspedes estão em usual estado de despreocupação enquanto estão dentro do hotel e na maior parte do tempo estão dormindo ou em momentos de lazer;
  • a grande dimensão dos locais com presença de grande número de pessoas;
  • os riscos adicionais representados por congressos, exposições e celebrações.


Mesmo que sejam óbvios, esses riscos nem sempre são considerados, mas são extremamente importantes na hora de instalar as soluções no combate a incêndio. Elas vão influenciar desde o arranjo dos espaços básicos, incluindo as vias de acesso, a mobília, a decoração e até os procedimentos operacionais que norteiam o gerenciamento do hotel.


Princípios básicos

Apesar de não ser o único risco presente, o incêndio é o mais comum e o que tem maior potencial de danos às pessoas. Ele é o tópico principal de qualquer plano de prevenção aplicado a hotéis.


O conceito de risco protegido para a atividade hoteleira deve atender quatro princípios básicos das medidas preventivas, são elas:

  1. Reduzir as fontes de ignição e, com isso, os riscos de um incêndio;
  2. Prevenir a propagação do fogo e da fumaça;
  3. Assegurar meios seguros de escape a todos os ocupantes;
  4. Facilitar a intervenção das equipes de socorro e dispor de equipamentos adequados para o combate a incêndio.


Instalação de sprinklers

Em casos de princípios de incêndio, a utilização adequada de sprinklers pode garantir mais segurança física, patrimonial e financeira. Por serem acionados de forma automática, os sprinklers evitam ou minimizam os prejuízos e com isso diminuem de forma significativa o risco de morte.


Nos Estados Unidos, após a década de 80, houve uma drástica redução no número de incêndios em hotéis, essa redução em muito deve-se a utilização dos sprinklers. Estima-se que hoje 75% dos hotéis em edifícios altos (maiores que oito andares) nos E.U.A. tenham sprinklers.


Quer saber mais sobre os sistemas de sprinklers? Temos um texto sobre o funcionamento dele. E se quer conhecer mais sobre os sprinklers fornecidos pelas ERMATEC, acesse aqui.


Inspeção e manutenção periódica

A inspeção e a manutenção periódica são fundamentais e elas indicam a situação real dos equipamentos de prevenção contra incêndio. Se você quer evitar falhas nessas soluções e manter a segurança no hotel, recomendamos a criação de uma agenda de inspeção.

Neste texto, apresentamos todas as revisões que devem ser realizadas nos equipamentos de incêndio


Treinamento e qualificação de profissionais

Os hotéis possuem um grande fluxo de pessoas e existe também uma constante rotatividade dos profissionais que atuam no local. É importante que seja montada uma agenda de treinamentos periódicos. Profissionais bem treinados, atuarão de forma ágil quanto a segurança em caso de acidentes e também na evacuação dos hóspedes.


Como citamos acima, os hóspedes não estão familiarizados com o ambiente e por isso desconhecem as rotas de fuga. É preciso que os profissionais que ali atuam estejam preparados para auxiliar de forma confiante e prestativa.


Quer saber mais sobre treinamentos de equipes? Publicamos um texto que explica o passo a passo de como treinar equipes no combate a incêndio.


PPCI e AVCB

Já falamos sobre Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) e sobre o Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), mas é importante que um hotel esteja em dia com esses itens. Eles garantem que todos os equipamentos estejam instalados de forma correta e que as soluções de combate a incêndio estejam de acordo com as leis e normas vigentes. Lembrando que o PPCI e o AVCB são de responsabilidade do Corpo de Bombeiros.


Precisa de orientação para montar um Plano de Combate Contra Incêndio para o seu hotel? Então acesse o link ou assine nossa newsletter.

Fale com a Ermatec