O extintor de incêndio é um dos itens fundamentais no combate a incêndio. Aliás, ele é o mais conhecido de todos. Quando falamos de combate a incêndio, logo vem a mente o extintor e os bombeiros.
Este equipamento precisa de cuidados especiais e manutenção periódica. Este texto é justamente para isso, vamos abordar cinco dicas essenciais sobre extintor de incêndio.
Vamos a elas?
1 - Tenha Extintores de Reserva
Sempre tenha um extintor no local. Mesmo quando for realizar a recarga do extintor, é imprescindível que tenha um sobressalente.
Geralmente orientamos que pelo menos metade dos extintores permaneçam nos locais. Se for necessário, a empresa de recarga deve providenciar um extintor temporário sobressalente.
Manter o local sem um extintor pode custar muito, seja em vidas ou no patrimônio. Alertamos novamente, opte por empresas que forneçam extintores substitutos no período de recarga.
Dica final neste item, o extintor deve ser colocado exatamente no mesmo local onde foi determinado nos projetos. Mesmo durante a recarga, ele deve permanecer no mesmo local onde o anterior estava.
2 - Treine Sua Equipe para Manusear
Não adianta! A prevenção de incêndio tem que ir além de um bom projeto ou extintor de qualidade.
É necessário que no seu comércio, empresa ou condomínio tenham pessoas treinadas. Elas precisam saber como funciona cada equipamento e a importância deles na hora do combate a incêndio.
Lembre-se! O equipamento não faz o trabalho sozinho, é preciso ter pessoas para manuseá-lo. Além disso, é necessário treinar as pessoas para como agirem de forma calma na hora do incêndio.
3 - Não Obstrua os Extintores
Não importa o tamanho do seu espaço ou a quantidade de móveis ali presentes, os extintores não podem ficar obstruídos. Durante um incêndio, segundos podem ser significativos e ser a diferença para preservar vidas. Extintores obstruídos podem colocar o próprio ambiente de trabalho em risco.
É importante que todos entendam que os extintores são equipamentos de segurança e levam mais confiança para todos os ambientes.
Como falamos anteriormente, independente do local é necessário que tenham pessoas treinadas seja na utilização dos equipamentos, quanto na conscientização.
4 - Faça Inspeção Periódica
Fique atento aos extintores da sua empresa!
Às vezes não damos importância a estes equipamentos e mesmo quando novos ou vindos de recargas, devemos prestar atenção se está tudo em ordem.
Um extintor pode perder a carga e isso pode ocorrer por diversos motivos, como um casco rompido e com isso o líquido pode vazar. Aproveite algum tempo livre e mexa nesses extintores para ver se está tudo em ordem mesmo.
Além do casco, verifique se está tudo em ordem com o bico da mangueira do extintor, o manômetro, e claro, a validade da carga do extintor.
Caso você seja um síndico, um gerente de comércio ou um Técnico de Segurança do Trabalho, uma ideia para controle é uma planilha de validade de extintores e de rotina de verificação.
5 - Mantenha as Recargas em Dia
Você não tem escolha, o extintor precisa de manutenção e recarga anual. Então, escolha uma empresa idônea e que saiba orientar em suas dúvidas quanto aos requisitos de manutenção e recarga.
Peça o máximo de informação sobre como funciona o trabalho dessa empresa e como ela pode ajudar na manutenção do equipamento.
Resumo do item: Não escolha a empresa que vai fazer a manutenção dos extintores apenas pelo preço cuide principalmente da qualidade.
Ficou alguma dúvida?
Entre em contato ou solicite um orçamento com nossa equipe.