Vamos do princípio, o sprinkler é um dispositivo que tem o objetivo de extinguir o incêndio antes que se alastre pela edificação. Ele consiste em uma armadura, que está conectada a um encanamento de água e pressão. Talvez você nunca tenha visto, mas no sprinkler tem um cápsula de vidro com um líquido dentro. Quando a temperatura eleva essa cápsula, que serve como sensor, ela explode e libera a água.
O sistema sprinkler é amplamente utilizado no mundo, e são instalados 40 milhões de pulverizadores por ano. Edifícios que possuem o sistema conseguem 92% de eficácia no combate a incêndio.
Agora uma curiosidade. Lembra quando você assistia filmes e que acendiam um isqueiro na parte de metal para acionar o sprinkler?
Bem, o funcionamento é mais ou menos este, mas o que aciona não é o bico, mas sim a cápsula, como falamos anteriormente. E veja só, apenas o sprinkler acionado é que vai liberar a água e não o sistema instalado em todo o andar.
Talvez você não saiba, mas foram realizadas diversas pesquisas e chegou-se a um resultado de 92% dos incêndios controlados com a ativação de apenas cinco sprinklers.
Os sistemas de sprinklers são fundamentais para controlar incêndios em locais de difícil acesso, como nos andares altos de um condomínio. Por agirem de forma imediata, são a resposta mais rápida no momento em que ocorre o fogo.
Quais as formas e cores?
Você vai encontrar diversos sistemas de sprinkler no mercado, inclusive com modelos e acionamentos diferentes. Mas vamos falar do mais comum no mercado brasileiro, e utilizado por nós da ERMATEC, o sistema de ampôla de vidro.
Ele funciona por meio da ruptura de um bulbo de vidro, devido a pressão resultante da expansão do fluido contido em seu interior, sob a ação do calor do ambiente.
Aliás, este líquido possui cores diferentes e cada cor suporta temperaturas que variam entre 68º e 141º. Então, para que ele dispare precisa elevar, e muito, a temperatura.
Ele pode ser de dois formatos diferentes, o de resposta rápida, que possui um bulbo de 3 mm de diâmetro ou o de resposta padrão, que possui um bulbo de 5mm de diâmetro. Além disso, seu acionamento também varia conforme a cor do líquido presente no bulbo.
Assim como os demais sistemas de combate a incêndio, é de extrema importância adquirir sprinklers certificados e regulamentados pela NBR 10897:2014. A norma determina requisitos mínimos para o projeto e a instalação dos chuveiros automáticos, o que inclui as características de suprimento de água, seleção dos chuveiros automáticos, bem como os materiais que serão utilizados na instalação.
Ao adquirir os sprinkler, nós da ERMATEC, vamos nos atentar a todos os itens da ABNT, mas alguns deles são fundamentais, como:
LEMBRE-SE! Ao realizar orçamento, procure empresas de total confiança e experiência na instalação.
Ficou com dúvidas? Entre em contato com nossa equipe e tiraremos suas dúvidas sobre o melhor sistema a ser instalado.