Voltar
Notícias
#soluções no combate a incêndio
#combate a incêndio
#incêndio
#Prevenção de incêndio
#hidrantes
#manutenção
#ABNT13714
#projeto contra incêndio
#instalação
#mangotinhos
#mangueira contra incêndio
#reservatório de incêndio.

Como funciona a manutenção de hidrantes

Você seguiu a cartilha a risca, contratou uma empresa especializada e instalou todos os hidrantes em sua edificação, mas só isso não é o suficiente. Realizar uma manutenção adequada destes sistemas também é necessário. O ideal é que a empresa que realizou a comercialização e instalação também seja responsável por inspecionar todos os equipamentos e mantê-los em perfeito estado de funcionamento.


Ter uma manutenção preventiva dos hidrantes, evita que defeitos e falhas possam ocorrer em situações de emergência. Aliás, ela não fica restrita apenas aos hidrantes, mas em todas as soluções no combate a incêndio. Se quiser saber mais sobre quais equipamentos e a manutenção necessária em cada um deles, temos um texto completo em nosso site.


Como é a manutenção dos hidrantes?

Os hidrantes são sistemas de combate a incêndio indispensáveis para indústrias, comércios e condomínios. Eles garantem agilidade contra sinistros de diversas classes, preservando vidas, bens e patrimônios.


Antes de iniciar a manutenção dos hidrantes, é realizada uma inspeção dos níveis de água nos reservatórios. Após este primeiro passo, é avaliada as condições da tubulação e dos demais componentes do sistema, como: adaptadores, válvulas, esguichos, caixas e suportes.


Nas mangueiras, é necessária uma análise criteriosa de seu estado de conservação e após é feita a verificação da validade do ensaio hidrostático T. Por fim, são realizados testes com os manômetros para conferir suas condições de funcionamento e uma revisão na pressurização do sistema.


Quais são os testes realizados?

Ao verificar que um hidrante necessita de manutenção, a equipe contratada irá realizar uma série de análises que vão indicar se o funcionamento está comprometido. São eles:

  • Inspeção das válvulas de fluxo, bem como seu estado de conservação e limpeza dos registros de recalque.
  • As condições dos acessórios presentes no equipamento (volante dos registros, adaptadores e tampões);
  • Avaliar o funcionamento dos conjuntos da bomba de incêndio.
  • O estado de conservação dos equipamentos e o teste de funcionamento de quadro de comando da bomba de incêndio;
  • Serão verificados os aspectos de conservação e limpeza de todos os equipamentos para que sejam liberados.


Na hora de projetar, instalar ou realizar a manutenção de qualquer item de prevenção de incêndio, seja criterioso ao escolher a empresa que irá lhe atender.


IMPORTANTE! Todos os serviços - ou troca de componentes - que forem realizados em um hidrante, devem seguir as normas da ABNT 13714.


Ficou com dúvidas ou quer saber mais sobre os hidrantes? Você pode ler mais sobre eles neste texto ou entre em contato com nossa equipe clicando aqui.

Fale com a Ermatec