Como uma das principais formas de preservar vidas, montamos textos com foco na conscientização e na prevenção de incêndios. Por isso, é importante compartilhar formas que possam evitar acidentes em situações do cotidiano. Os itens apresentam cuidados simples, mas que farão toda a diferença.
Já abordamos aqui sobre como prevenir incêndios e quais as classes de incêndio, já no texto de hoje, vamos tratar especificamente do botijão de gás. Um equipamento presente em nosso dia a dia, mas que se não tiver o devido cuidado, pode causar incêndios graves.
São dicas simples e diretas, que vão ajudar você na hora de escolher, instalar ou manusear o botijão. Se você seguir elas, vai preservar vidas, prevenir incêndios, além de proteger o seu patrimônio. Aliás, elas são válidas para residências, comércios e condomínios.
Vamos a elas?
1- Seja criterioso na hora de escolher a distribuidora, adquira sempre de marcas conhecidas e credenciadas. Se possível procure referências com vizinhos ou amigos.
2 - Verifique se o botijão possui a certificação do INMETRO, olhe também o prazo de validade. Ele deve estar especificados no corpo do botijão de gás, em seu regulador de pressão e na mangueira.
3 - Se você perceber que o botijão veio sem o lacre da distribuidora na válvula, com o corpo amassado, enferrujado ou com alças soltas, recuse o botijão ou solicite a troca imediata.
4 - A mangueira deverá ser uma peça única, sem extensões, remendos ou emendas.
5 - Ainda sobre a mangueira, nunca passe ela por trás do fogão e se você precisa trocar a entrada de gás, contrate profissionais.
6 - O botijão deverá ser instalado em local arejado, coberto e protegido da chuva e do frio. Evite instalar ele em armários fechados e mantenha sempre na posição vertical. Nunca deite um botijão de gás.
7 - O botijão deve ficar a uma distância mínima de 1,50m de tomadas, interruptores, instalações elétricas, ralos ou grelhas de escoamento de água.
8 - Caso vá viajar ou precise se ausentar por alguns dias, feche o registro de gás.
9 - Como já citamos em nosso texto sobre prevenção de incêndios, ao sentir cheiro de gás, não acenda as luzes ou aparelhos elétricos, eles podem proporcionar pequenas fagulhas que dão ignição a explosão.
10 - E se mesmo depois dessas dicas, ocorrer um incêndio, aja de forma calma, retire as pessoas do local e ligue 193, o número do Corpo de Bombeiros.
DICA BÔNUS: Se você estiver desconfiado de um vazamento, utilize uma esponja com água e sabão sobre a conexão da válvula de pressão, se realmente houver aparecerão bolhas no local.
IMPORTANTE! Evite passar trote para o Corpo de Bombeiros. Só ligue 193 em caso de emergências.
Gostou deste texto? Assine nossa newsletter e receba estas e outras informações diretamente no seu e-mail.