Um incêndio é sempre um risco para vidas, patrimônio e para a natureza. É preciso ter muito cuidado e ter atitudes que evitem estes acidentes. Um incêndio nunca surge do nada, para que ele ocorra, é necessária a combustão ou queima de algum material.
São quatro os fatores determinantes para que uma reação de combustão seja iniciada. São eles:
1 - Presença de um combustível (matéria que vai alimentar a combustão)
2 - Presença de um comburente (substância que permite a ocorrência da combustão)
3 - Ignição ou energia de ativação (é a energia mínima necessária para dar início à combustão)
4 - Ocorrência de reação em cadeia (durante a combustão são produzidas substâncias que promovem a continuidade da reação)
As Classes
Os incêndios são separados por classes e essas são determinadas pelo tipo de material combustível presente neste incêndio. Abaixo as características de cada classe:
Classe A
O incêndio em materiais sólidos como papel, tecido, algodão, borracha e madeira se enquadram na Classe A. O equipamento deixa os resíduos com características cinza e em carvão.
Classe B
Se enquadram na categoria de classe B incêndios em gases inflamáveis, sólidos e líquidos, como gasolina, óleo, querosene, parafina, graxas e tintas. Em caso desses incêndios recomenda-se usar extintores a base de pó químico e gás carbônico.
Classe C
A categoria de incêndios em Classe C incluem danos em equipamentos elétricos, máquinas, transformadores, geradores, motores e quadros de força de energia. Os extintores em pó químico e em gases são excelentes opções.
Classe D
Os incêndios da Classe D caracterizam incêndios em metais pirofóricos como magnésio, lítio, antimônio, selênio, urânio, potássio e zircônio. O combate as chamas pode ser feito com extintores com pó químico especial, referentes a cada categoria de metal.
Classe K
Comum em cozinhas industriais e residenciais, os incêndios em Classe K, costumam ocorrer durante o preparo de alimentos como fritadeiras, fornos elétricos e grelhas. Para solucionar o problema é recomendado utilizar extintores a base de Acetato de Potássio diluída em água.
Os Extintores
Cada tipo de incêndio demanda um extintor para combater as chamas e assim preservar vidas e patrimônio. Abaixo listamos eles para que você conheça as suas funcionalidades e características.
Extintor com Carga de Água
Esses extintores possuem como base do conteúdo água potável pressurizada. Seu uso é recomendado para apagar fogos do tipo A, ou seja, causados por madeiras, papéis, tecidos, algodões e materiais semelhantes. A substância age por resfriamento e abafamento, por conta de sua capacidade de vaporização.
Extintor com Carga de Espuma Mecânica
A espuma mecânica contida nesses extintores é constituída por uma espécie de detergente concentrado (LGE). Quando essa substância se mistura com a água e o ar, durante o choque mecânico que ocorre com a saída dela, produz-se a espuma. Ela forma uma película sobre o fogo, que o abafa e resfria, combatendo a chama. Por essas razões, é mais indicada para apagar incêndios de classe B – causados por gases e líquidos inflamáveis –, já que os resfria rapidamente, graças a seu efeito manta, que o impede de se propagar ainda mais. Também pode ser utilizado para combater os de classe A.
Extintor com Carga de Dióxido de Carbono (CO2)
A ação do dióxido de carbono é dada através do abafamento da chama, seguindo-se do resfriamento. Sua maior vantagem é não conduzir corrente elétrica. No entanto, por causa do CO2 pode ser altamente asfixiante. Por isso, seu uso não é recomendado em ambientes pequenos. As propriedades citadas acima tornam esse tipo de extintor a melhor opção para combater incêndios de classe C, quando há eletricidade envolvida. Além disso, é possível utilizá-lo para combater incêndios causados por óleos de cozinha, ou seja, os do tipo K.
Extintor com Carga de Pó Químico BC
O extintor com essa carga, como o nome já diz, é direcionado aos incêndios dos tipos B e C. Ou seja, líquidos, sólidos e gases inflamáveis além de equipamentos elétricos. Sua principal composição é o bicarbonato de sódio, que atua resfriando rapidamente o calor e interrompendo a reação de combustão. O material também não conduz corrente elétrica, sendo ideal para chamas de classe C.
Extintor com Carga de Pó Químico ABC
O pó químico ABC possui uma composição química adaptável e por isso é recomendado para combater queima em acidentes industriais, residenciais e comerciais. Sua base de monofosfato de amônia siliconizado derrete e adere à superfície dos materiais do tipo A, impedindo a propagação da chama. Abafa a reação em cadeia e controla o fogo em incêndios de classe B. Não realiza condução de corrente elétrica, podendo assim ser utilizado para incêndios envolvendo eletricidade.
Extintor com Carga de Halogenados (Halon)
Extintores de carga halogenada quebram a reação em cadeia do fogo e, em seguida, o abafa, impedindo-o de se propagar. Outra vantagem é que ele não danifica equipamentos eletroeletrônicos sensíveis a compostos como a água. Essa gama de características o torna indicado para incêndios com causas variadas. Ele pode ser utilizado para os do tipo A, B e C. Ou seja, ele apaga chamas de matérias sólidas comuns, de líquidos e sólidos inflamáveis e os causados por correntes eletrizadas.
Extintor da Classe D
O agente extintor dessa classe funciona a base de cloreto de sódio. É utilizado apenas para os incêndios da classe D, pois isola o metal da atmosfera, impedindo um maior alastramento. Outra característica importante é que possui um longo aplicador, para alcançar mais facilmente o metal. Dessa forma, o utilizador fica mais distante e não entra em contato com o gás exalado durante a queima.
Extintor da Classe K
Esse extintor atende exclusivamente incêndios da classe K. Como o fogo causado por óleos de cozinha são extremamente difíceis de apagar, ele age por reações químicas que minimizam o calor. Seu composto é de uma base alcalina e ao entrar em contato com a gordura saturada formada pelo óleo em alta temperatura, cria uma espuma que abafa o calor. A esta reação é a dado o nome de saponificação e sua maior vantagem é conter os gases exalados.
Este texto foi útil? Se quiser saber mais sobre o extintor e os seus cuidados, não deixe de ler nosso texto sobre 5 Dicas Fundamentais Sobre o Extintor de Incêndio. E caso precise adquirir este ou qualquer outra solução de combate a incêndio, verifique suas condições de uso e se possuem o selo do Inmetro.
Para dúvidas e orçamentos, acesse o link: http://ermatec.com.br/contato