SPDA
O Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) ou para-raio previne que prédios sofram com as descargas elétricas advindas de relâmpagos. Sua função é encaminhar a corrente de uma descarga elétrica para o solo. Basicamente, o objetivo do SPDA é dissipar para a terra essa perigosa corrente e direcionar ela por um caminho mais seguro, minimizando ou anulando seus impactos.
Lembramos que nenhuma instalação consegue ser 100% segura, mas chegam bem próximas desse nível. O encaminhamento da corrente é realizado em três tipos diferentes de equipamentos:
• Sistema Franklin
Esse sistema consiste na instalação de um ou mais mastros com o topo afunilado. Com isso, o prédio que possui esse sistema é protegido em um ângulo de 45°;
• Gaiola de Faraday
Esse método consiste na instalação de fios e hastes por toda a cobertura do edifício. A eficiência pode ser melhorada quando há uma combinação com o sistema Franklin, por exemplo. Assim, existe a proteção do topo e das laterais;
• Esfera Rolante
Esse método não é físico como o Franklin ou Faraday, mas sim um procedimento de cálculo. Basicamente, consiste no cálculo que simula a ação de um raio através da movimentação de uma esfera fictícia.
Em muitos estados brasileiros, existe a obrigação de um pára-raios instalado. Consulte a legislação e saiba se há essa necessidade, caso exista, contate a equipe ERMATEC para que possamos elaborar um projeto que atenda a sua demanda.