Detecção e Alarme de Incêndio
O Sistema de Alarme de Incêndio tem a função de avisar que algum ambiente está com um princípio de incêndio. Seus detectores identificam o problema logo no início e enviam o alerta para a central e assim iniciar a evacuação do local. O alarme antecede a sinalização e a iluminação de emergência, mas todos trabalham em conjunto para preservar vidas e não em eliminar os focos de incêndio.
Abaixo vamos descrever os equipamentos que compões o Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio:
- Central de alarme de incêndio: É onde tudo se conecta e deve ser configurada por profissionais qualificados. Todos os dispositivos estão conectados nela e dessa forma monitora e recebe informações dos demais componentes. Caso um deles detecte um princípio de incêndio ou seja acionado, a central será a responsável por enviar os comandos que ativarão as sirenes.
- Detector de fumaça: Assim que ele detecta sinais de fumaça gerados pelo princípio do incêndio ele envia a mensagem para a central. Instale detectores confiáveis para evitar alarmes falsos, pois estes possuem proteção contra poeira.
- Detector de temperatura: Ele é parecido com o detector de fumaça, mas seu disparo ocorre quando a temperatura do ambiente atinge um pico previamente configurado. Quando a temperatura eleva, eles enviam a informação até a Central.
- Detector de gás: Ele funciona da mesma forma que os detectores citados acima, só que este é acionado ao perceber vazamentos de gás. Ele é configurado para o gás GLP.
- Acionador manual: São aqueles onde você quebra o vidro e aperta o botão vermelho. Eles devem ser instalados e visíveis para que qualquer pessoa que perceba o princípio de incêndio possam acionar de forma manual e assim comunicar a central.
- Sinalizador audiovisual: Quando a central recebe a informação, o equipamento dispara e começa a emitir um sinal visual e sonoro, avisando as pessoas da situação de emergência.
O Sistema de Alarme de Incêndio varia conforme o tamanho da edificação e também de acordo com cada necessidade. Antes de investir no dispositivo seja um comércio, condomínio ou indústria procure a ERMATEC, pois temos profissionais qualificados para atender a sua necessidade.
Lembre-se! Todos os componentes do alarme de incêndio também devem seguir as regras e normas da ABNT e Inmetro.