Voltar
Notícias
#soluções no combate a incêndio
#indústria
#empresa
#projeto
#benefícios
#plano de abandono
#Segurança do Trabalho
#preservar vidas
#sistema
#soluções equipamentos
#brigadista de incêndio
#conhecimento técnico

Por que devo investir em soluções de combate a incêndio na minha empresa?

Já falamos muito aqui sobre o combate a incêndio para condomínios e comércios, mas ele também é fundamental para as industrias, tanto que fazem parte das estratégias da segurança do trabalho. Ao ter sua empresa protegida contra sinistros, você evita perdas dos bens físicos como máquinas, matéria-prima, materiais e vai preservar a vida dos colabores.

 

Quando for investir em um sistema de combate a incêndio é preciso ter a consciência de elaborar um projeto adequado e que esteja de acordo com as normas da ABNT, CREA e as legislações vigentes. Quando esses itens são negligenciados, não apenas vidas podem ser prejudicadas como pode acarretar em perdas financeiras para a empresa. Lembrando que o sistema de combate a incêndio é obrigatório e sua fiscalização fica sob responsabilidade do Batalhão do Corpo de Bombeiros.


Como estes sistemas vão prevenir incêndios?

As causas de incêndio dentro da indústria não se diferem muito das demais. Se quiser conhecer as mais comuns, leia este artigo que publicamos em nosso site: http://ermatec.com.br/noticias/quais-sao-as-5-causas-mais-comuns-de-incendio.


Ao montar as estratégias de combate a incêndio para sua empresa, é preciso contar com profissionais experientes e com o conhecimento técnico necessário para a sua adequação. Cada setor da empresa tem características próprias e por isso demandam um sistema específico. Eles devem estar de acordo com as necessidades do local e levar em conta as características do ambiente e os materiais presentes.


Uma informação muito importante! As normas de combate a incêndio industriais exigem que as empresas ou equipes responsáveis pelo projeto estejam ligadas a órgãos governamentais como Batalhão do Corpo de Bombeiros, Ministério da Defesa e CREA (Conselho Regional de Engenharia). Isso garante a segurança da edificação e o investimento correto nos equipamentos para sua empresa operar legalmente.


Quais os benefícios?

Antes de mais nada, temos que ter em mente que a legislação brasileira obriga a presença de um projeto de combate a incêndio. Se isso por si só não é o bastante, vamos elencar abaixo outros benefícios para a indústria:

  • garantia da integridade da edificação e maquinários;
  • redução dos riscos de explosões e incêndios;
  • aumento da produtividade, já que evita a necessidade de pausas na produção;
  • diminuição de acidentes leves ou graves;
  • garantia da liberação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB);
  • valorização da empresa.


Ao fazer o projeto, a equipe responsável estará atenta às normas técnicas nacionais e internacionais de segurança que regem o setor. Ela atuará de forma responsável e com o conhecimento necessário desde o projeto até a manutenção dos equipamentos instalados. Isso garante a segurança para todos que irão transitar pelos espaços.


Quais são os equipamentos necessários para combater incêndios?

Os equipamentos de combate a incêndio são formados por categorias móveis como os extintores e os de categoria fixa como os sprinklers. A combinação destes equipamentos é que fará a diferença em preservar vidas, bens materiais e a edificação. A instalação dos equipamentos vai depender do risco que cada ambiente oferece, mas se quiser conhecer todos os sistemas, acesse o seguinte link: http://ermatec.com.br/solucoes


Quem é o Brigadista de Incêndio?

Além dos equipamento, a empresa depende também do Brigadista de Incêndio. Ele é um dos colaboradores que será devidamente capacitado para atuar na prevenção e combate de incêndios. Ele é treinado para atuar em situações emergenciais e vai operar os equipamentos no momento do fogo.


Também fica sob sua responsabilidade auxiliar no plano de abandono, identificar os produtos perigosos e seus riscos e caso necessário prestar os primeiros socorros. Resumindo, ele tem a responsabilidade de atender a legislação existente e contribuir na preservação da vida e do patrimônio.


Ficou com dúvidas? 

A equipe da ERMATEC pode responder elas, bem como elaborar um projeto adequado para sua empresa.

Fale com a Ermatec