Antes de responder a essa pergunta, vamos falar um sobre quais são as atribuições e qual a importância do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul – CREA-RS. O conselho é uma entidade autárquica que tem por dever fiscalizar o exercício de empresas e profissionais vinculados ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea.
O CREA tem por objetivo a fiscalização, controle, orientação e o aprimoramento do exercício das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, em seus níveis médio e superior nos locais aonde atuam.
O conselho possui 44 Inspetorias atuando no Estado do Rio Grande do Sul. Ao fiscalizar o exercícios dos profissionais registrados, ele oferece segurança e proteção tanto para as empresas ou profissionais contratados, quanto para os contratantes. É também seu dever, garantir o mercado de trabalho para aquele que é legalmente habilitado, e também assegurar ao cidadão que os serviços por ele contratados, possuam um responsável técnico.
A fiscalização do CREA exige dos profissionais e das obras atendidas por eles possuam a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Ele é um documento que forma o acervo de cada profissional e garante à sociedade a certeza de que a empresa que executa o serviço está devidamente legalizada.
Os Conselhos Profissionais não recebem nenhum tipo de subsídio do Governo, e assim como todos os outros CREAs distribuídos pelo Brasil, é vinculado ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, que é a instância superior de regulamentação das profissões abrangidas. Cabe ao Confea garantir a unidade de ação e a normatização de todos os CREAs, exercendo funções de supervisão financeira e administrativa sobre eles, formando-se assim, o Sistema Confea/Crea. Ciente da importância do papel que desempenha na sociedade, o Conselho abrange os profissionais da Engenharia Civil; Geografia; Agrimensura; Engenharia Elétrica e Eletrônica, Eletrotécnica; Engenharia Industrial, Mecânica, Têxtil, Naval, Aeronáutica e Metalúrgica; Agronomia; Meteorologia; Geologia; Engenharia de Minas; Engenharia Florestal; Engenharia Química; Engenharia de Segurança do Trabalho; Tecnólogos e os Técnicos de Nível Médio.
São objetivos do CREA:
E suas atribuições:
Só por essas explicações, já da para ter uma noção da importância em contratar uma empresa registrada, não é?
É uma garantia que todo o serviço será bem executado e por profissionais que serão constantemente supervisionados.
Mas vamos a mais algumas informações que são muito importantes na hora do projeto e execução da sua obra.
Quando o Confea/Crea registra um profissional ou empresa, ela emite uma ART – Anotação de Responsabilidade Técnica, atestando que estes estão aptos a realizar obras com a melhor técnica.
Por que é importante a regulamentação e fiscalização?
Ao mesmo tempo em que o CREA defende os profissionais ou empresas responsáveis pelos projetos e obras, ele também defende a sociedade. A fiscalização evita que as obras possuam irregularidades e assim garante a segurança de sua realização.
Por que minha obra precisa da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)?
A ART foi implementada na lei nº 6.496/77 e é quem define os encarregados por uma obra de Engenharia. A lei, também estabelece que todos os contratos referentes à execução de serviços ou obras de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia passem por aprovação no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
A ART tem três principais objetivos:
Uma empresa ou profissional não habilitada legalmente, ou seja, que não possua registro nos Conselhos de Engenharia ou de Arquitetura, não poderá desempenhar nenhuma atividade específica desses profissionais. E a ART é obrigatória, independente do tamanho da obra, seja uma empresa privada de grande porte ou uma residência.
A ART não age apenas como garantia, mas para os contratantes, pode auxiliar em questões judiciais, pois o engenheiro civil é quem assina como responsável por serviços da obra (esses serviços podem variar, e a responsabilidade técnica pode ser por toda a obra ou somente parte dela).
Quais as consequências para uma obra sem a ART?
Uma construção que não possua a ART ou mesmo feita por um um engenheiro civil, mas sem a assinatura perante o CREA fica sujeita a multas e também ao embargo da obra. É dever do proprietário ou contratante da obra ficar atento a esses detalhes e assim evitar complicações.
Como podemos ver, é fundamental para todas as obras tenham uma empresa cadastrada no CREA e o quanto ela garante a qualidade do serviço a ser executado. Não apenas pela obrigação, mas a ART é a forma legal de responsabilizar o profissional. E se você não possui ela, não existe garantia perante a lei de que a empresa ou profissional se responsabilizará por acidentes ou outros imprevistos.
A ERMATEC é uma empresa que atua há 20 anos no mercado de soluções no combate a incêndio e nosso CREA está sob o número 119597.
Entre em contato com nossa equipe de atendimento e teremos prazer em tirar outras dúvidas ou montar um orçamento.