Para ter uma empresa com a missão de preservar vidas, não podemos deixar de lado a proteção dos nossos colaboradores. Por isso investimos na segurança do trabalho e no comprometimento de nossas equipes com a própria proteção e dos colegas que os cercam. E esse zelo com nosso público interno se reflete nos clientes que contratam a ERMATEC.
Este texto, tem o propósito justamente de elucidar mais sobre como funciona a segurança no trabalho e as regras fiscalizadas pelos órgãos responsáveis.
O que é segurança do trabalho?
Partindo do princípio, a Segurança do Trabalho é um conjunto de normas, atividades, medidas e ações preventivas que tem por objetivo a melhoria e a segurança dos ambientes e locais de trabalho. Não apenas no quesito de acidentes, mas também na atuação e prevenção de doenças ocupacionais.
A segurança do trabalho é importantíssima para qualquer empresa, mas para nós que atuamos nas obras e com serviços que envolvem desde solda até a instalação em altura, é necessário zelar pela qualidade de vida de nossos funcionários. Ao tomarmos atitudes voltadas para a segurança, aumentamos diretamente a produtividade de nossas equipes e conseguimos reduzir custos e imprevistos.
Como é a atuação da Segurança do Trabalho?
Através de estudos e técnicas elaboradas, os profissionais de Segurança do Trabalho analisam as possíveis causas de um acidente ou de doenças ocupacionais. De forma objetiva, eles buscam prevenir incidentes que possam afetar a qualidade de vida e a saúde dos colaboradores. Essas ações reduzem os custos com o tratamento de um funcionário acidentado ou com processos judiciais.
No brasil, a segurança do trabalho é referenciada por Normas Regulamentadoras — as chamadas NRs —, decretos e portarias que são utilizados como base para o trabalho e o exercício das atividades profissionais.
Quais são as principais leis e normas sobre Segurança do Trabalho?
Como falamos anteriormente, as atividades da segurança do trabalho são regidas por Normas Regulamentadores que estão presente na portaria nº3.214 da Secretaria do Trabalho, que foi integrada ao Ministério da Economia. Ela é composta por 36 normas, decretos e leis.
Tais normas determinam como deve ser desenvolvido o trabalho da segurança em cada tipo de empresa, como deve ser dimensionado o quadro de funcionários e também as sansões e penalidades impostas, em caso de descumprimento da lei:
Quais instituições tratam de segurança do trabalho?
Anteriormente as regras ficavam sob responsabilidade do Ministério do Trabalho, com a extinção da mesma, cabe à Secretaria do Trabalho, que faz parte do Ministério da Economia, orientar e fiscalizar as empresas quanto aos atendimento e ao cumprimento das normas de segurança estabelecidas. Elas foram criadas para serem seguidas de tal forma que garantam a saúde dos trabalhadores.
A secretaria também tem o poder de interditar estabelecimentos, máquinas e processos, aplicar multas e sanções, além de embargar obras ou quaisquer atividades que ofereçam condições de risco grave e iminente para a integridade física e a saúde dos trabalhadores.
Além da secretaria, temos também os sindicatos, pois são entidades com liberdade para fiscalizar as empresas em casos de denúncias e assim avaliar as condições de trabalho e tomar as medidas cabíveis caso haja alguma infração.
Por que é importante investir em segurança no trabalho?
Podemos pensar que a segurança do trabalho é um investimento desnecessário, mas ele é fundamental por proporcionar um ambiente de trabalho seguro e que leva benefícios para as empresas. Portanto, não estamos desprendendo dinheiro em vão.
Com este texto, elucidamos um pouco sobre as questões de saúde do trabalho. Queremos que você tenha a ciência que, além de contratar uma equipe comprometida em preservar vidas, você também tem uma equipe com foco na própria segurança. Seja na execução de uma obra ou na escolha das melhores soluções, priorizamos a qualidade, segurança e comprometimento.
Você gostou deste conteúdo? Entre em contato com nossa equipe para sanar possíveis dúvidas que tenham ficado e caso precise de um orçamento, acesse o seguinte link: http://ermatec.com.br/contato?q=orcamento