O Sistema de Sprinkler é o mais eficiente no combate a incêndio. Uma solução de extrema durabilidade e economia. Há algum tempo, dedicamos um texto sobre o seu funcionamento, mas neste vamos exemplificar os tipos de sprinkler e como cada um deles operam.
Tipos de sprinkler
Existem diferentes tipos de sprinkler no mercado, eles atendem a diferentes demandas e são indicados para cada ambiente. Os bicos deste sistema variam dependendo da temperatura, intensidade e dos espaços a serem atingidos com a água de forma geral.
Vamos listar abaixo os cinco principais sprinklers disponíveis no mercado?
SIDEWALL
Indicado para locais pequenos e não muito largos, como quartos de hotéis e hospitais, uma vez que o modelo sidewall é projetado para apagar focos de incêndio em locais isolados do ambiente.
EMBUTIDO
Este é um dos tipos de sprinkler que não é externo, ou seja, o suporte fica na parte interna da parede. Em locais comerciais e industriais, o modelo embutido é muito usado por ser mais prático e ser mais fácil de ser acionado.
PENDENTE
É o modelo mais comum de sprinkler, em que a ampola do utensílio é de vidro e se expande de acordo com a temperatura do ambiente. Se o local estiver muito quente devido à extensão do incêndio, a ampola de vidro vai aumentando de proporção e assim a água compreende melhor os focos. Este sprinkler pode ser usado em quase todos os ambientes públicos e privados.
UPRIGHT
É parecido com o modelo pendente, destacando-se por ser automático e funcionar como um chuveiro, mas direcionados para cima.
DRY
É usado em espaços com baixas temperaturas, como um frigorífico ou um laboratório. Em alguns casos, é possível que ele esteja sujeito a congelamento.
LEMBRE-SE! Independente do modelo que for instalar em sua edificação, o sprinkler deve atender as normas da ABNT NBR 10897:2014. Quer saber mais sobre os sistemas de sprinklers? Acesse o link: http://ermatec.com.br/solucoes/sistema-de-sprinklers